sábado, 15 de maio de 2010

Couchsurfing


O "couchsurfing" é um projeto de hospitalidade baseado na internet. O nome é uma mistura de "couch" (sofá) e surf. A idéia é criar cadastros de pessoas e famílias dispostas a hospedar viajantes em suas casas e de viajantes. Normalmente o hóspede dorme no sofá.

Ao se cadastrar algumas informações pessoais são colocadas para que seja possível avaliar a personalidade de cada um. Informações comuns são: idade, profissão, interesses, hobbies, histórias de vida e o que procura quando está hospedando alguém ou sendo hospedado. Cobrança de dinheiro é vedada.

O "couchsurfing" conta hoje com quase 2 milhões de usuários ao redor do mundo. O crescimento acompanha o de todas redes sociais. Em países da Europa e nos Estados Unidos, onde a preocupação com segurança não se equipara com o Brasil, o projeto é um enorme sucesso. Para quem viaja é uma ótima oportunidade de viver a cultura e conhecer o cotidiano local, além de ter acesso a dicas de passeios, restaurantes, lojas, transporte, etc.. Como não existe almoço grátis, o viajante não deve encarar a casa do hospedeiro como um quarto de hotel onde vai entrar e sair quando quiser, sujar vasilhas na cozinha e o banheiro, assistir TV até tarde, ... É uma troca onde cada um fala um pouco da sua cultura, podem cozinhar juntos, lavar a louça ou passear junto. Muitas pessoas gostam e outras tantas não. Com o tempo ficam mais ativos as pessoas mais "cabeça aberta", que gostam muito de aprender coisas novas.

No site do projeto existem diversos grupos de usuários que organizam eventos em função de interesses comuns. Existem grupos de usuários de uma mesma cidade que se encontram em bares e fazem passeios juntos. Alguns grupos de usuários de diferentes cidades, ou mesmo países, combinam de viajar para um destino comum na mesma época e encontrarem. Alguns grupos de uma cidade podem entrar em contato com um grupo de outra cidade e combinarem de uns "invadirem" a cidade dos outros.

Algumas medidas de segurança são incentivadas pelos organizadores do site. É possível conseguir um "selo" de confirmação de nome e endereço e os usuários devem analisar cuidadosamente o perfil de um potencial hóspede ou anfitrião. Existe um sistema de referências em cada perfil, escritas por outros usuários, que permite reduzir bastante os riscos. Problemas com segurança são praticamente inexistentes com usuários experientes e qualquer ocorrência com usuários novatos é rapidamente avaliada pelos organizadores.

A revista época já escreveu sobre este site. Existem informações também na wikipedia em inglês e português. Pra quem lê bem em inglês existe um artigo longo aqui. De qualquer forma, vale a pena obter informação direto da fonte: o site www.couchsurfing.com

Nenhum comentário:

Locations of visitors to this page