Eu acompanho a campanha eleitoral americana como observador. Minha motivação é a consciência da importância desta eleição para todo o planeta e também uma curiosidade em comparar a campanha e a cobertura da campanha com o que acontece no Brasil. Esta semana começou mal para o Barack Obama por conta de uns comentários envolvendo questões raciais que foram feitos por um pastor muito ligado a ele. Os Clinton e a imprensa estavam explorando bem a questão e o senador Obama fez um discurso que pra mim deve entrar pra história. A descrição do discurso de acordo com o blog do Alon (clique aqui para acessar o blog do Alon):
"É um paradigma de comunicação política na era da informação abundante e globalmente disponível. Obama não foge de seus próprios defeitos e da verdade. E recorre à máxima, imortalizada pelos clássicos da ciência social, de que os oprimidos só podem se libertar se libertarem o conjunto da sociedade. Imperdível."
O discurso pode ser visto, em inglês, abaixo:
O site Viomundo do Luiz Carlos Azenha mostra uma tradução livre do discurso que pode ser vista clicando-se aqui
A repercussão do discurso foi tanta que gerou um fato inusitado na cobertura jornalística da FOX news. A FOX news para quem não sabe é a rede de televisão mais associada aos republicanos nos EUA. A sua cobertura jornalística é notoriamente distorcida. Houve até uma pesquisa de opinião que mostrou que dentre os telespectadores que afirmaram acompanhar o noticiário pela FOX a maioria acreditava que foram encontradas armas de destruição em massa no Iraque. O fato inusitado foi que um dos âncoras da FOX news, Chris Wallace, chamou a atenção de seus companheiros de rede, ao vivo, para a cobertura distorcida que estavam fazendo do discurso do Obama. Pra mim uma coisa destas é inimaginável no Brasil e reforça a minha crença de que o discurso do Obama é histórico. O pito do Chris Wallace pode ser visto abaixo:
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Postar um comentário