sexta-feira, 14 de março de 2008

New Orleans

A cidade de New Orleans é muito interessante. Conheci apenas a parte turística ao longo do rio Mississipi e o “French Quarter” que é a parte antiga, do tempo de colonização francesa. New Orleans fica na Louisiana que foi o único estado com colonização francesa e isto faz com que a arquitetura e cultura local sejam um pouco diferente do restante dos EUA. Em New Orleans também se comemora o carnaval por exemplo. Particularmente eu não gostei da culinária local. A comida era ora apimentada demais ora sem gosto nenhum. Pelo menos a cerveja local é muito boa.

Existem vários clubes de jazz, afinal New Orleans é o berço deste estilo, além de pessoas tocando jazz na rua. Eu assisti um show no Preservation Hall que é um dos clubes mais tradicionais. O clube fica numa das construções mais antigas e com aspecto de galpão abandonado. Dentro da casa existem alguns bancos de madeira para os primeiros a entrar mas a maioria das pessoas assiste o show de pé mesmo. Eu não consegui um lugar sentado mas fiquei bastante próximo da banda.

A rua mais famosa do “French Quarter” é a Bourbon St onde estão vários bares e restaurantes. A rua fica fechada pra o trânsito de carros durante a noite para que todos possam caminhar no asfalto. Não conheço a legislação local mas uma boa característica de New Orleans é que se pode beber álcool nas ruas do “French Quarter”. Isto não é permitido na California pelo que eu saiba. Devido ao grande fluxo de turistas, transito impedido para carros, liberdade para encher a cara e shows de jazz e músicas diversas nos bares a Bourbon St se transforma em uma grande festa durante a noite.

A Louisiana State University (LSU) é a atual campeã de futebol americano universitário e isto a torna rival. Hehe!

É difícil falar de New Orleans sem lembrar da devastação provocada pelo furacão Katrina mas a parte que eu conheci já foi completamente restaurada. Como eu disse anteriormente, conheci apenas a parte turística e rica da cidade e não posso falar como estão as coisas na parte pobre.











Um comentário:

disse...

Interessante seu texto Beto. As fotos também ficaram boas. Ultimamente estou me interessando bastante sobre o Jazz. Pesquisando no site da Livraria Cultura (www.livrariacultura.com.br) , na seção de DVDs, descobri um documentário chamado JAZZ. São 12 horas de filme, em 04 volumes. O preço aqui no Brasil é de R$90,00 reais a séria completa. O documentário é em co-produção com a BBC. Narra toda a história do Jazz, apresenta momentos raros e principais talentos. Parece valer a pena. Zé

Locations of visitors to this page