sexta-feira, 13 de julho de 2007

Tropeiro

Uma hora destas, vários peganínguem estão no parque de exposição de Santa Bárbara enchendo a cara e escutando a Ju cantar os refrões das músicas de Zezé di Camargo & Luciano.

Como eu não estou lá e não tenho nada melhor pra fazer, resolvi colocar a minha receita de feijão tropeiro americano:

-Comece abrindo uma NewCastle e servindo uma dose de cachaça porque ninguém é de ferro!




A maior dificuldade é conseguir os ingredientes:

-Na falta de panela de pressão e paciência para cozinhar o feijão, pode-se comprar feijão cozido enlatado. Os famosos “Pinto Beans”! Por favor, sem brincadeiras com o nome do produto. Basta deixar o feijão escorrer para deixa-lo seco.




-Lingüiça é outra dificuldade. Já tentei uma de porco (“Polish Sausage”) mas achei apimentada. Agora estou experimentando uma de boi (“Beef Links”). Corte em rodelas.


-Eu prefiro Bacon em cubos mas aqui só encontro fatias finas. O jeito é se virar com elas mesmo. Corte as fatias em pedaços menores.


-Couve (“Collard Greens”) é fácil de encontrar e basta lavar, enrolar as folhas e cortar bem fino. Como eu tenho pouca paciência, cortei grosso mesmo.



-Farinha de mandioca é outra luta. Depois de rodar vários supermercados eu encontrei farinha de mandioca (“Mandioc flour”) importada do Brasil no Whole Foods. A Farinha é grossa mas como já diziam os sábios Perdidos em L.A. –Pra quem é, ta bom!



Os outros ingredientes são básicos:

-Ovos

-Alho socado

-Manteiga

-Cebola

-Sal

O tropeiro americano não leva torresmo porque qualquer um desiste de qualquer coisa quando vislumbra a dificuldade de conseguir os ingredientes e de fazer o torresmo.

O preparo é simples, comparado com a dificuldade de conseguir os ingredientes:

Coloque a lingüiça e o bacon numa frigideira e refogue, pingando um pouco de água, de vez em quando, para que fritem em sua própria gordura. Reserve. Coloque a couve na MESMA panela em que foi preparada a lingüiça e refogue. Acerte o sal e reserve. Numa frigideira, derreta a manteiga, junte a cebola e o alho e refogue até a cebola dourar. Acrescente a farinha de mandioca, misture e, sem parar de mexer, deixe torrar. Adicione o feijão, a lingüiça e a couve e misture. Normalmente eu coloco cebolinha picada (“green onions”) nesta hora mas esqueci de comprar e ficamos sem.

Por via das dúvidas abra uma lata de coca-cola (qualquer coisa fica boa quando acompanhada de coca-cola).





Depois do almoço, um cafezinho pra diminuir o sono.




8 comentários:

Bia disse...

Passei por aqui. Voltarei sempre. Saudades. Beijo!

Unknown disse...

Quem diria?? Bob resolveu revelar os "deep secrets" de sua culinária!! Tu me paga! Esperou que eu voltasse pra contar os bizus de onde achar os ingredientes nos States!! :P

Gostei do Blog! Beijo!

Beto disse...

Valentina Victoria,
você é sempre bem vinda. Vou cobrar esta promessa. Se não vier, cobrarei no Girl Bipolar.
beijos

Beto disse...

Lisandra,
e você não diz nada sobre a xícara de café na última foto? Tirei aquela foto em sua homenagem e você nem percebe... Segunda vez... assim vou começar a escrever seu nome com Z.
beijo

Anônimo disse...

esse ensopado me lembra momentos de comtemplação! zé

Anônimo disse...

para um cozinheiro com Pinto beans, você até que está tendo jeito hein Betinho! hehehe transformar isso num tropeiro não dever ser muito fácil! Gostei do seu blog; é a primeira vez que entro num blog de alguém, pra você ver como sou atualizada na internet! beijos e vou cobrar o jantar da próxima vez (sem pinto beans)
Laurinha

Beto disse...

Zé,
tudo te lembra momentos de contemplação. Freud explica!

Beto disse...

Laurinha,
só um metro consegue cozinhar com Pinto Beans hahahaha.
Não acredito que eu levo jeito pra cozinhar. Acho que a necessidade faz o cozinheiro. A comida aqui é tão ruim que qualquer coisa que eu fizer ficará boa. "Em terra de cego quem tem um olho é rei!"
Já fizeram até uma comunidade no orkut para homenagear os meus dotes culinários:
O cozinho maravilhoso do Bob

Não sei se acredito que você nunca visitou um blog. Eu sei que você já criou um perfil falso no orkut de nome canjica. Praticamente uma hacker! De qualquer forma estou orgulhoso do seu avanço em internetês. Você já visitou e comentou em um blog.

A próxima vez que eu for no Brasil eu cozinharei miojo pra todo mundo.
beijos

Locations of visitors to this page