terça-feira, 22 de junho de 2010

Finlandia - Helsinki


Estive na Finlandia duas semanas atrás. Passeiei por Helsinki, fiquei numa cabana a beira de um lago na cidade de Vesilahti e depois fui para Tampere.
Antes de viajar eu já sabia que a Finlandia, especialmente Helsinki, é um dos lugares mais caros do mundo. Devido ao alto poder aquisitivo da população todos os serviços são caros. Uma refeição num restaurante dificilmente sairá por menos de 25 euros. Uma cerveja num bar sao 5 euros. O hotel mais barato fica na faixa de 120 euros a diária. Por isso eu não alonguei muito a viagem. Apenas uma noite em cada lugar.
Um dos motivos que me levou a Finlândia foi a oportunidade de conhecer uma "noite branca". Este foi o nome que vi na internet para descrever o elevado período de luminosidade nesta época do ano. Devido á proximidade do polo a Finlandia experimenta apenas umas 3 horas de escuridão por noite. Mesmo assim não é uma escuridão completa pois é possível perceber a luz do sol no horizonte.
Eu não vi nenhuma atração turística que chamasse bastante a atenção na cidade. Algumas igrejas são bonitas como a da foto abaixo.

A cidade tem um mercado fechado, próximo ao centro da cidade, bastante agradável. Parece o mercado central de Belo Horizonte por causa dos bares, açougues e lojas que vendem de tudo. A foto abaixo mostra um corredor deste mercado.


Uma das atrações turísticas da cidade é um bar de gelo. O bar foi montado dentro de um freezer gigante e toda a estrutura é de gelo. O patrocínio é da vodca Absolut e todos ganham um drink de vodca ao pagarem a entrada no bar. A foto abaixo mostra a atendente e o balcão. É interessante que o bar fica anexo a um restaurante mexicano, de nome Copacabana, que toca salsa.


Existem umas estátuas de pedra gigantes no prédio da estação ferroviária. Fiquei sabendo que no passado fizeram uma animação para a televisão em que estas estátuas andavam pela cidade e jogavam as bolas que estão segurando na população. E mesmo assim eram personagens bonzinhos.


Outros prédios famosos são o do parlamento (abaixo) e o do presidente (mais abaixo). A foto em que estou na frente do prédio do parlamento foi tirada as 11 da noite.



A foto abaixo mostra alguns piers no centro da cidade.

Nenhum comentário:

Locations of visitors to this page