terça-feira, 22 de junho de 2010

Copa do mundo 2010

Estou assistindo uma copa do mundo fora do Brasil pela primeira vez. Pelo menos estou num lugar onde as pessoas gostam muito de futebol, portanto não tenho dificuldades em acompanhar os jogos e as notícias.

O lado ruim de estar longe do Brasil é perder as festas nos dias dos jogos mas o lado bom é poder fazer festa outros dias. Tirei uma semana para assistir jogos com amigos daqui e pude assistir jogo da França com franceses, Alemanha com alemães, Portugal, Espanha e Inglaterra. Sem contar que acompanho os jogos com narração de verdade. O pessoal daqui sabe o nome dos jogadores dos dois times em campo, narram os passes, chutes, movimentação e pesquisam informações sobre todos os times antes de narrar. Muito diferente da "máquina-de-dizer-lugar-comum", Galvão Bueno, que tagarela no Brasil.

Alguns detalhes que vou lembrar:

-Os irlandeses estão radiantes com o desempenho pífio da França. Tudo porque o Thierry Henry eliminou a Irlanda, na etapa classificatória para a Copa, com um gol de mão.

-O time da França estava uma bagunça. Ninguém gosta do técnico, o Zidane vive dando pitaco de fora, os jogadores se acham as estrelas e resolveram desafiar a comissão técnica se recusando a treinar por causa do corte do jogador Anelka. Tudo vazou para a imprensa. O presidente Sarkozy teve de pedir para o ministro dos esportes ficar na Africa do Sul e resolver o impasse. As piadas com o time da França são muitas. A que eu mais gostei envolve a fama dos Franceses de gostar de greves por melhores condições de trabalho. Dizem que os jogadores de futebol da França estão em greve solicitando a redução da jornada de trabalho: querem que cada tempo de um jogo passe de 45 min para 30 min e querem maior intervalo para descanso.

-Os ingleses estão putos com o desempenho do time. Fui assistir um jogo com um grupo de amigos estrangeiros em um pub local. No fim do empate com a Argélia uns bêbados resolveram descontar a raiva em cima de uma amiga alemã dizendo que ela deveria voltar para o país de origem. Sorte minha ser brasileiro. Todos gostam da gente. Inclusive um dos bêbados tinha uma camisa comprada no Brasil e disse que adorava o nosso futebol.

-Os espanhóis e portugueses estão felizes com o time. Interessante notar que as pretensões deles não são de ganhar a copa, apenas chegar longe. Nós brasileiros somos muito mal-acostumados.

-Acompanhando a bagunça que é o time inglês e francês eu entendi e agora concordo um pouco com o estilo Dunga. Para ganhar uma copa do mundo não basta ter jogadores habilidosos. Existem muitos detalhes que vão desde a resistência física dos jogadores até as distrações causadas pelas mulheres e namoradas ocupando o noticiário.

-Nada chamou mais a atenção do que a briga entre o Dunga e a Globo. O primeiro chegou a xingar um jornalista na frente de todo mundo e a última levou um editorial ao ar criticando o técnico no dia em que o Brasil se classificou para a próxima etapa. Esta briga trouxe a tona os bastidores da relação entre Globo e CBF, entrevistas exclusivas, bagunça na copa de 2006, Vanderley Luxemburgo, Fátima Bernardes, ... Um bom resumo está no Azenha, clicando aqui. Quem não se lembra da Fátima Bernardes posando no meio de todos os jogadores na última copa e a Globo dizendo que ela foi a "musa" da copa. Transformaram a seleção em cast da Globo de tanta entrevista exclusiva alavancando a audiência. O Dunga resolveu acabar com o BBB da seleção e está sentindo as consequências.

Nenhum comentário:

Locations of visitors to this page