domingo, 12 de outubro de 2008
Clementinum-Praga
Clementinum é um conjunto de prédios próximo à cidade velha de Praga. O nome veio de uma capela dedicada a São Clemente no século XI. No século XVI o conjunto de prédios foi transformado em uma grande escola jesuíta e posteriormente foi transfomado em observatório, biblioteca e parte da universidade.
Hoje em dia o Clementinum ainda abriga a biblioteca nacional, universitária e técnica mas se transformou em um ponto turístico com visitas de grupos com guias.
No andar térreo há uma capela onde são realizados concertos de música erudita e nos andares superiores ficam a sala antiga da biblioteca, museu de equipamentos de observação astronômica e uma torre de observação de onde se pode ver grande parte da cidade. Um detalhe que chama a atenção são as pinturas no teto da capela e da biblioteca. A foto abaixo mostra o interior da biblioteca.
As fotos abaixo mostram um relógio e alguns equipamentos de observação astronômica. Um astrônomo famoso que trabalhou no Clementinum foi Tycho Brahe. Ele é famoso por observar e catalogar com precisão a posição de astros. Este trabalho tinha o objetivo de comparar os modelos de Ptolomeu e Copérnico para determinar qual o mais indicado. Tycho acabou criando um novo modelo em que os planetas giravam ao redor do sol mas o sol orbitava a Terra. As suas observações foram usadas, no futuro, pelo seu assistente, Johannes Kepler, que ficou famoso por desenvolver a teoria de gravitação dos planetas. Uma curiosidade da vida de Tycho Brahe é que ele perdeu grande parte do nariz em um duelo quando tinha 20 anos e passou a usar um nariz postiço feito de metal pelo resto da vida.
As fotos abaixo foram tiradas na torre do prédio. A primeira mostra a catedral que fica na cidade velha e a segunda mostra o castelo de Praga.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário