sábado, 26 de julho de 2008

Randy Pausch e a "Última aula"

Randy Pausch foi um Professor em Carnegie Mellon na área de computação. Possuía uma carreira de sucesso e foi diagnosticado com câncer no pâncreas em agosto de 2006. Em agosto de 2007 descobriu que o câncer havia atingido o fígado e que era terminal. Faleceu esta semana, no dia 25 de julho.
Randy Pausch foi selecionado para dar uma palestra, em setembro de 2007, de uma série oferecida pela Universidade Carnegie Mellon chamada "The Last Lecture" (A última aula). Esta série era não técnica e o intuito era que os palestrantes falassem sobre o que tivessem vontade. A palestra do Randy aconteceu um mês depois de descobrir que o câncer era terminal e foi um sucesso enorme. Houve também muitas críticas mas o sucesso o levou a repetir a palestra no show da Oprah (talvez o mais famoso programa de TV americano) e a escrever um livro com um jornalista. O livro foi "Best Seller" e deu alguns milhões para a família do autor.
Minha opinião sobre a palestra é semelhante à do Pedro Dória:
"Alguns desdenham de sua aula pelos lugares comuns que encostam na auto-ajuda.Talvez tenham razão. Mas o que você faria se, repentinamente, tivesse sido diagnosticado com um câncer mortal particularmente agressivo e soubesse com clareza que a vida, agora, se conta em meses e não anos? Pausch encarou de frente e tentou somar, numa aula para seus alunos e colegas, aquilo que fez para ser feliz."

Ele mostra ser um ótimo palestrante: tem boa interação com a platéia, demonstra bom humor e consegue transmitir bem a mensagem. Um trecho interessante é quando ele conta como que a mãe costumava apresentá-lo: -Este é meu filho. Ele é doutor, mas não do tipo que ajuda os outros.
O site da Globo tem uma versão legendada da palestra que pode ser assistida abaixo. Cada um pode formar a própria opinião.


Nenhum comentário:

Locations of visitors to this page