domingo, 16 de dezembro de 2007

Natal

Eu tenho que preparar o meu natal se não quiser passar a data comendo comida congelada e bebendo limonada de caixinha. Decidi me presentear com algumas boas cervejas, vinhos e as cachaças de sempre. Além disso, decidi cozinhar alguma coisa mais elaborada.
Fui até uma loja especializada em bebidas e importação para encontrar algumas marcas de cerveja indicadas por uma alemã que trabalhou um tempo no meu grupo.

Comprei duas marcas alemãs: Paulaner Salvator e Franziskaner Weissbier. A primeira é uma cerveja no estilo bock que são feitas de malte mais escuro. As cervejas bocks possuem tradição em eventos especiais como natal e páscoa. Elas são mais fortes e possuem mais nutrientes, por isso eram muito consumidas por homens do clero durante o jejum da quaresma.
A cerveja Franziskaner é do tipo Hefeweinzen: cerveja de trigo em que o fermento não é filtrado. A ausência da filtragem do fermento permite a manutenção de proteínas do trigo que deixam a cerveja turva.







Também comprei duas garrafas de uma famosa cervejaria inglesa-Samuel Smiths. Esta cerveja é mais famosa pela tradição da cervejaria do que pelo sabor. A cervejaria mantém uma produção antiquada e ainda mantém uma distribuição por carroça para a vizinhança. É difícil encontrar esta marca fora da Inglaterra e resolvi experimentar já que gosto muito da New Castle e da vizinha de cima Guinness.










Outro país que cooperou para o meu natal foi a Bélgica. As cervejas belgas eram as mais caras do lugar e eu não sei porquê. Resolvi pagar pra ver e comprei uma garrafa que tem um desenho de uma mulher com uma criança no colo que lembra Maria e Jesus, logo, tem tudo a ver com natal.












Para não dizer que não sou patriota eu não esqueci de procurar produtos brasileiros. A única cerveja brasileira disponível na loja era a Xingú, que por sinal estava entre as mais caras. Procurei cachaça e só encontrei 51-Pirassununga e Ypióca, ambas por mais de 20 dólares a garrafa. Me deu vontade de rir. Ainda bem que mantenho minha reserva técnica para estas ocasiões especiais. Atualmente tenho um terço de uma garrafa de Germana, uma garrafa fechada de Minas de Ouro e uma fechada de Vale Verde.










O prato principal no natal será frango. Quem não cozinha perú tem que se virar com frango. A receita é tirada de um livro e quem quiser pode tentar em casa também. É fácil e fica ótimo.
Feliz Natal a todos!

2 comentários:

Anônimo disse...

Aposto que a sua ceia de natal foi mutio boa, pois nada melhor do que o fruto do seu suor.
E antes que vc faça algum comentário maudoso, sobre os meus dotes culinários, eu ralei muuuuuuuiiiiiito nesta natal, ajudando que sabe preparar a ceia, mas também vale, não é?
Cris

Anônimo disse...

Aproveitando a ocasião, nós daqui de casa, te desejamos um ótimo, ou melhor, um excelente ano novo!!!!!!!
B-jão da sua família que te ama muito mesmo.

Locations of visitors to this page