quinta-feira, 4 de março de 2010

The hurt locker (Guerra ao terror)

Assisti o filme Guerra ao terror, que aqui se chama The Hurt Locker, e me surpreendi com um dos melhores filmes dos últimos meses. Esse filme não chamou muita atenção da mídia até ganhar o BAFTA de 2010, tendo Avatar como concorrente.
O filme é dirigido por Kathryn Bigelow que pra mim era uma ilustre desconhecida assim como o elenco. Além disso o filme trata da guerra no Iraque que até hoje não produziu nenhum bom filme. Então não tinha porque me interessar. Entretanto nos últimos dias eu encontrei informações que me levaram a interessar por ele.
-As cenas de explosões são muito bem feitas e utilizam uma técnica que dá a impressão de reduzir muito a velocidade da ação, a ponto de ser possível observar as vibrações formadas pela onda de choque.
-O lado pessoal da diretora é bastante peculiar. Ela foi casada com o James Cameron, diretor de Avatar, e o venceu na disputa pelo BAFTA. Eles ainda concorrem no Oscar.
-Eu li que o filme consegue aliar a ação de um filme de guerra sem muitos clichês e que tem até um bom personagem.
-Veteranos do Iraque concordam que se trata do melhor filme já feito mas que, como em todo filme, algumas cenas são meio "sem-noção".
-A crítica na internet foi meio que unânime em colocar este como um dos melhores filmes recentes.

O que mais me chamou a atenção foi o personagem do Sargento William James. O filme consegue aliar ação, boas tiradas, algumas características de personagens coadjuvantes e fazer a gente entender a cabeça do personagem principal. Ele parece arrogante, orgulhoso, vaidoso, irresponsável e meio irreal de tão retardado. Ele parece viver em um mundo paralelo, próprio. Uma cena que está no trailer em que um militar de alto escalão elogia os seus feitos profissionais sugere que é tudo por causa de vaidade profissional e orgulho de ser o melhor na área. Entretanto a penúltima cena falada (ou última, não me lembro) explica tudo. É um personagem que pode gerar aversão ou pena.

Nenhum comentário:

Locations of visitors to this page