sábado, 20 de março de 2010

Paris em 26 Gigapixels


Existem diversos sites na internet que mostram imagens em altissima resolução de alguma cena. Normalmente estas imagens são feitas a partir de diversas fotografias que são "coladas", aumentando a resolução.
A imagem feita na posse do Obama é famosa (clique aqui). Algumas correntes de email até disseram que foi feita pela CIA ou FBI. Na verdade foi o fotógrafo David Bergman.
Agora existe uma imagem semelhante dando uma visão panorâmica de Paris. É possível escolher uma área e aumentar o zoom até ver detalhes de um determinado prédio. Por exemplo, é possível ver com detalhes a catedral Sacre Coir, alguns detalhes de Notre Dame, a Torre Eiffel, a região de La Défense, o topo do Arco do Triunfo,... (Clique aqui para ver o site).
O site tem inclusive uma seção onde o fotógrafo Arnaud Frich explica o processo de tirar todas as fotos, colar e geração final. Alguns detalhes interessantes:
-O fotógrafo percebeu, durante a parte de colagem das fotos, que duas fotos no canto de uma linha foram "puladas". Isto desordenou todas as outras fotos e forçou uma redução da resolução final que deveria ser 27 Gigas.
-Devido a mudança de luminosidade durante as fotografias, a imagem teve de ser corrigida por computador.
-Um advogado instruiu o fotógrafo a procurar qualquer imagem que pudesse ser caracterizada como invasão de privacidade, forçando um trabalho chatíssimo de distorção de detalhes.

sexta-feira, 19 de março de 2010

Southampton


Southampton é uma cidade média, de 200 mil habitantes, e polo industrial. Fica a 100 km de Londres. Se compararmos Londres a Belo Horizonte podemos dizer que Southampton é Sete Lagoas. A cidade possui uma grande universidade e ligações com industrias mecanicas e aeroespacial.
Southampton é conhecida pelo porto, de onde partiu o Titanic e o Queen Mary. O primeiro afundou e o segundo está ancorado em Long Beach, California. Até hoje o porto é bem movimentado e diversos cruzeiros partem daqui.
Acredito que a maior atração da cidade é, no entanto, os restos de uma muralha medieval. Parece que Southampton foi saqueada por franceses no século XIV e o rei Edward III mandou construir muralhas, que ficaram prontas no fim deste mesmo século.
Ao longo do tempo as muralhas foram perdendo o sentido e durante a II Guerra foram severamente danificadas por bombardeios constantes alemães. Hoje em dia apenas 13 das torres originas e 6 portões podem ser vistos. As partes da antiga muralha que ainda estão em pé são preservadas. As fotos abaixo mostram algumas destas partes e uma igreja.




quinta-feira, 4 de março de 2010

The hurt locker (Guerra ao terror)

Assisti o filme Guerra ao terror, que aqui se chama The Hurt Locker, e me surpreendi com um dos melhores filmes dos últimos meses. Esse filme não chamou muita atenção da mídia até ganhar o BAFTA de 2010, tendo Avatar como concorrente.
O filme é dirigido por Kathryn Bigelow que pra mim era uma ilustre desconhecida assim como o elenco. Além disso o filme trata da guerra no Iraque que até hoje não produziu nenhum bom filme. Então não tinha porque me interessar. Entretanto nos últimos dias eu encontrei informações que me levaram a interessar por ele.
-As cenas de explosões são muito bem feitas e utilizam uma técnica que dá a impressão de reduzir muito a velocidade da ação, a ponto de ser possível observar as vibrações formadas pela onda de choque.
-O lado pessoal da diretora é bastante peculiar. Ela foi casada com o James Cameron, diretor de Avatar, e o venceu na disputa pelo BAFTA. Eles ainda concorrem no Oscar.
-Eu li que o filme consegue aliar a ação de um filme de guerra sem muitos clichês e que tem até um bom personagem.
-Veteranos do Iraque concordam que se trata do melhor filme já feito mas que, como em todo filme, algumas cenas são meio "sem-noção".
-A crítica na internet foi meio que unânime em colocar este como um dos melhores filmes recentes.

O que mais me chamou a atenção foi o personagem do Sargento William James. O filme consegue aliar ação, boas tiradas, algumas características de personagens coadjuvantes e fazer a gente entender a cabeça do personagem principal. Ele parece arrogante, orgulhoso, vaidoso, irresponsável e meio irreal de tão retardado. Ele parece viver em um mundo paralelo, próprio. Uma cena que está no trailer em que um militar de alto escalão elogia os seus feitos profissionais sugere que é tudo por causa de vaidade profissional e orgulho de ser o melhor na área. Entretanto a penúltima cena falada (ou última, não me lembro) explica tudo. É um personagem que pode gerar aversão ou pena.

Locations of visitors to this page