domingo, 31 de janeiro de 2010

Marrakech



Marraquexe é conhecida como cidade vermelha porque a tinta dos seus prédios reflete a luz como rosas. Esta explicação pode ser meio exagerada mas a verdade é que a cidade é majoritariamente construída e pintada em uma cor que lembra tijolo. O céu azul, as palmeiras espalhadas na cidade e a cordilheira dos Atlas ao fundo completam o visual.

Marraquexe, como muitas outras cidades antigas no norte da Africa, é dividida em duas cidades: uma moderna com prédios novos, McDonnalds, Zara, avenidas largas,... e uma antiga, conhecida como Medina, cercada por muros como o da foto abaixo.


Marraquexe começou a ser construída no século XI, portanto dá pra ter uma idéia de quão antigo é o projeto. Pra começar, a maioria das ruas na medina não foram feitas pra carros, são passagens para pedestres formando um verdadeiro labirinto. Hoje em dia estas ruelas são dominadas pelo comércio e turismo. Marraquexe possui o maior mercado de rua, Souks, do Marrocos e a praça mais movimentada da Africa, Djemaa El Fna. A foto abaixo é de uma das ruelas do Souks de Marraquexe e abaixo dela tem uma foto da praça Djemaa El Fna a noite.



O mercado de rua e a praça principal são as maiores atrações de Marraquexe. Negociar o preço de um produto no mercado de rua é uma tarefa quase que obrigatória para quem vai lá. Na praça ficam os encantadores de cobra, mulheres querendo ler sua mão, barraquinhas de temperos e comida típica,...


Outras atrações interessantes em Marraquexe são as ruínas do Palacio El Badi, a madrassa Ben Youssef, o museu de Marraquexe, os Jardins de Majorelle e a torre Koutoubia. A torre Koutoubia e a muralha da medina são vistas num quadro pintado pelo ex-primeiro ministro britânico Winston Churchill. Estas atrações podem ser vistas nas fotos abaixo.


Entrada do museu de Marraquexe

Interior do museu


Medrassa Ben Youssef


Jardim de Majorelle


Ruínas do Palácio El Badi

Torre Koutoubia

Outra atração da cidade é a culinária. Eu adorei os Couscous, Tajines e o café da manhã na Riad em que ficamos hospedados. Se tivesse mais coragem eu provaria o chá de caramujo que vendem nas ruas ou mesmo uma gosma escura que um turista disse ser cérebro de cabra.

Nenhum comentário:

Locations of visitors to this page