domingo, 18 de outubro de 2009
Ufa-2009
Estive em Ufa em 2007 e voltei em 2009. Apesar do curto intervalo foi possível observar algumas mudanças na cidade. Desta vez eu pude passear com um grupo de habitantes e conhecer melhor a cultura local. A mulher ao meu lado na foto acima se chama Olga e foi como uma guia para a gente. A estátua atrás da gente é do Lenin.
Eu já havia escrito que a cidade parecia um terreiro de obras em 2007. O motivo alegado era o aniversário de 450 anos da cidade mas a fonte de dinheiro era o elevado preço do petróleo. Uma das novas construções foi o novo Centro de Convenções. A localização do prédio é fantástica e proporciona a vista a seguir:
Outra coisa que notei foi a melhor manutenção da região central da cidade. Em 2007 a grande quantidade de buracos nas calçadas e lama me chamou a atenção mas desta vez eu não encontrei nenhum buraco. Outro sinal do crescimento econômico da cidade é visto no comércio. Na área central, onde fiquei hospedado novamente, surgiram diversos restaurantes, um novo cinema e um shopping center. Uma curiosidade com relação aos restaurantes é que todos os garçons e garçonetes fazem curso especializado. Um dos organizadores da conferência me disse pra reparar que uma das coisas que eles aprendem é a manter sempre uma das mãos nas costas. Eu reparei e realmente qualquer garçom da cidade me atendeu mantendo uma das mãos nas costas. Fiquei sabendo que inauguraram um restaurante brasileiro perto do hotel e fui lá conferir. O restaurante se chama Rio, não existe nenhum brasileiro, nem o dono, e ninguém fala português. Perguntei o que eles tinham de brasileiro no cardápio e me falaram que tinham feijoada. Pedi para prepararem uma pra mim. Descobri que a "feijoada" russa é feita de feijão marrom, carne de frango, carne de boi e molho de tomate. Até que não é ruim mas não tem nada a ver com feijoada.
A conferência foi boa e contou com mais participantes do que em 2007. O banquete foi ótimo e mais uma vez tivemos apresentações fantásticas de dança típica.
Os participantes destas conferências são muitas vezes os mesmos e acabamos criando amizades. Uma das minhas amizades é com a Lilia, uma russa de origem Tatar que trabalha na Alemanha. Esta é a quarta conferência em que encontramos. Em goslar nós fomos premiados por apresentações na seção de jovens cientistas e eu coloquei uma foto aqui no blog. Desta vez só ela foi premiada, merecidamente.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
vc está na Rússia ou eu to ficando doida? rs...nem to sabendo..rs..
Estou na Inglaterra. Fui só numa conferência na Russia.
Postar um comentário