terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Música de natal

John Lennon e a Yoko Ono gravaram essa música no fim de 1971. A música é um protesto contra a guerra do Vietnam mas se tornou um clássico de natal. Existem regravações feitas por David Cook, Sarah Brightman, Celine Dion, os três tenores (Domingo, Carreras, Pavarotti) e outros mas eu continuo preferindo o original com John Lennon e o coro de crianças do Harlem.

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Neve em Southampton


Eu sempre quis ver neve no natal mas sabia que seria dificil acontecer em Southampton. Apesar de ser um lugar frio, no norte da Europa, a proximidade do Oceano Atlantico impede que a temperatura desca abaixo de zero grau normalmente. Esse ano, entretanto, o frio chegou forte e mais cedo. Nevou atipicamente esta semana e hoje, particularmente, a quantidade de neve foi suficiente pra cobrir grande parte da cidade.

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Quando a ciência encontra a arte

A universidade de Princeton promove uma exposição chamada "Art of Science" em que explora o encontro entre arte e ciência. A exposição deste ano teve o tema "found art" e mostra obras de arte produzidas através de pesquisa científica. O esforço para produzir as obras desta exposicao não deveria ter a intenção inicial de produzir arte, deveriam ser produzidas ao acaso, em uma pesquisa regular.
Imagens são formas comuns de armazenamento e transferência de informações em pesquisa científica. Linhas, formas, cores,... são capazes, muitas vezes, de transmitir resultados de experimentos de forma mais eficiente do que palavras. O ditado que uma imagem vale mais do que mil palavras pode ser aplicado à ciência também. O texto introdutório na página da exposição lembra que algumas vezes, entretanto, uma imagem científica pode transmitir mais do que a soma das suas partes. Um exemplo simples pode ser visto na imagem que ganhou o terceiro lugar na exposição. A imagem foi feita durante o estudo de divisões celulares mas o símbolo de um coração é identificado por qualquer um.


Várias imagens, obtidas através de diferentes técnicas e em diferentes áreas do conhecimento, podem ser vistas clicando-se aqui. A imagem que ganhou na categoria de escolha popular está abaixo. Alguém que trabalhe com filmes para células foto-voltáicas pode enxergar muita informação nesta imagem mas qualquer um pode apreciar a semelhança com penas coloridas.


Uma imagem próxima da minha área de trabalho está abaixo. Ela mostra platina solidificada de uma forma que lembra árvores.

domingo, 18 de outubro de 2009

Ufa-2009


Estive em Ufa em 2007 e voltei em 2009. Apesar do curto intervalo foi possível observar algumas mudanças na cidade. Desta vez eu pude passear com um grupo de habitantes e conhecer melhor a cultura local. A mulher ao meu lado na foto acima se chama Olga e foi como uma guia para a gente. A estátua atrás da gente é do Lenin.
Eu já havia escrito que a cidade parecia um terreiro de obras em 2007. O motivo alegado era o aniversário de 450 anos da cidade mas a fonte de dinheiro era o elevado preço do petróleo. Uma das novas construções foi o novo Centro de Convenções. A localização do prédio é fantástica e proporciona a vista a seguir:


Outra coisa que notei foi a melhor manutenção da região central da cidade. Em 2007 a grande quantidade de buracos nas calçadas e lama me chamou a atenção mas desta vez eu não encontrei nenhum buraco. Outro sinal do crescimento econômico da cidade é visto no comércio. Na área central, onde fiquei hospedado novamente, surgiram diversos restaurantes, um novo cinema e um shopping center. Uma curiosidade com relação aos restaurantes é que todos os garçons e garçonetes fazem curso especializado. Um dos organizadores da conferência me disse pra reparar que uma das coisas que eles aprendem é a manter sempre uma das mãos nas costas. Eu reparei e realmente qualquer garçom da cidade me atendeu mantendo uma das mãos nas costas. Fiquei sabendo que inauguraram um restaurante brasileiro perto do hotel e fui lá conferir. O restaurante se chama Rio, não existe nenhum brasileiro, nem o dono, e ninguém fala português. Perguntei o que eles tinham de brasileiro no cardápio e me falaram que tinham feijoada. Pedi para prepararem uma pra mim. Descobri que a "feijoada" russa é feita de feijão marrom, carne de frango, carne de boi e molho de tomate. Até que não é ruim mas não tem nada a ver com feijoada.
A conferência foi boa e contou com mais participantes do que em 2007. O banquete foi ótimo e mais uma vez tivemos apresentações fantásticas de dança típica.

Os participantes destas conferências são muitas vezes os mesmos e acabamos criando amizades. Uma das minhas amizades é com a Lilia, uma russa de origem Tatar que trabalha na Alemanha. Esta é a quarta conferência em que encontramos. Em goslar nós fomos premiados por apresentações na seção de jovens cientistas e eu coloquei uma foto aqui no blog. Desta vez só ela foi premiada, merecidamente.

Goslar-2008

Ufa-2009

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Moscou


Visitei a Russia pela segunda vez no fim de Setembro. Estive novamente em Ufa e assim que receber as fotos de lá eu escrevo sobre as novas impressões e mudanças na cidade. A novidade desta viagem foi que passei dois dias em Moscou.
Fiquei hospedado em um apartamento comum e pude viver um pouco do cotidiano na cidade. Minha anfitriã trabalha no escritório da Unesco e pode me mostrar um pouco da cidade um dia. Foi ótimo passear com uma cidadã comum, disposta a responder todas minhas perguntas por mais bobas que fossem.
Minha primeira impressão, que já vinha desde a primeira visita a Russia 2 anos atrás, é que as áreas comuns dos edifícios residenciais são horrorosas. É comum entrar nos prédios e encontrar lixo e móveis quebrados nas escadas. Falta iluminação e em todos os prédios que visitei o elevador não funcionava. Os degraus não são uniformes e se subirmos com pressa corremos grande risco de tropeçar em um degrau maior. Ao entrar nos apartamentos parece que estamos entrando em outro mundo. Os apartamentos são normais e bem cuidados. Assim como em Los Angeles é comum pedirem para tirarmos o calçado antes de entrar nos apartamentos.
O transito é parecido com o do Brasil, todo mundo correndo, trocando faixa, buzinando e desrespeitando as regras. Um turista desavisado pode sofrer grande prejuízo ao chegar no aeroporto se resolver seguir algum dos homens oferecendo taxi. Um conhecido precisou trocar de aeroporto em Moscou, deu ouvidos a um destes e acabou pagando o equivalente a 200 dolares por uma viagem que nao seria nem 40.
Agora a parte boa da experiência em Moscou. A cidade é bastante diferente e tem várias atrações interessantes. Em primeiro lugar eu tenho que comentar sobre as estações de metro. São fantásticas! Minha anfitriã explicou que durante o comunismo o governo decidiu investir em um símbolo para o povo. A idéia era acabar com os palácios particulares e construir palácios para o povo. O metro era e ainda é o principal meio de transporte da população e resolveram que as estações deveriam ser decoradas como palácios. Realmente a sensação ao transitar por elas é de deslumbramento pelas dimensões, qualidade do piso e paredes e obras de arte. Algumas imagens podem ser vistas abaixo.




Outro atração característica de Moscou é a Praça Vermelha. Acho que o mais interessante de se visitar esta praça é a sensação ao andar e se ver rodeado de construções imponentes. Por um instante a gente esquece que está no meio de uma grande metrópole pois não enxergamos o caos de construções de diferentes estilos característico de grandes cidades.


A construção que mais chama a atenção na Praça Vermelha, sem dúvidas, é a Catedral de São Basílio. Esta Catedral é famosa pelas curvas do seu telhado em forma de chamas de fogueira e pelas diferentes cores. Diz a lenda que o Czar Ivan IV, que ordenou a construção desta Catedral, mandou cegar o arquiteto após a conclusão da obra para que ele nunca mais pudesse reproduzir esta obra-prima. A wikipedia (versão em inglês), entretanto, desmente esta lenda.


Outra característica de Moscou são os 7 arranha-céus de Stalin. Minha anfitriã explicou que Stalin ordenou a construção de 8 arranha-céus para celebrar os 800 anos de Moscou. No entanto apenas 7 foram construídos de fato. Estas construções são imponentes pelas dimensões totais, não apenas pela altura. A quantidade de concreto destes arranha-céus é capaz de fazer inveja em Niemayer.

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Animal Kingdom

Um dos pontos de destaque da Inglaterra é a música. Terra dos Beatles, Rolling Stones e claro, Deep Purple. Hoje eu saí pra ver um show de uma banda "desconhecida": Animal Kingdom. Andei uns 40 minutos já que não tenho carro ainda e fui um dos primeiros a chegar. O lugar onde aconteceu o show chama-se Joiners. Uma construção antiga e não muito bem conservada. O banheiro lembra os de bares populares de BH. Não existem muitas opções de cerveja mas pelo menos eles servem Guinness.
Achei a banda muito boa. Não possuo mínimos conhecimentos musicais para fazer uma avaliação mais detalhada. Simplesmente divido as bandas entre as que gosto e as que não gosto. Por via das dúvidas eu coloco um vídeoclip deles para vocês tirarem as próprias conclusões.


Tinman

Got no arms, got no legs,
got no shoulders but I got a head
I've got a head, that tells me stupid things to do

And I got heart, and I got heart,
although its slowing pulling me apart,
cause I never feel the same as you
So tell me if it's love, cause baby I'm a tinman
Tell me if it's love, I wanna be a real one

Well is this love? Is this pain?
I gotta a feeling that I cannot name
slowly changing every part of me
I know you think I'm just a toy,
But I wanna be a real boy
I only want to feel the same as you

So tell me if it's, cause baby I'm a tinman
Tell me if it's love, I wanna be a real one
Tell me if it's, cause baby I'm a tinman
Since you took my heart, I've got a missing part

I've got a missing part.....

I got no arms, got no legs,
got no shoulders but I got a head
I've got a head, that tells me stupid things to do
I cannot eat, I cannot sleep
I gotta hole inside of me
cause I never feel the same as you

So tell me if it's, cause baby I'm a tinman
Tell me if it's love, I wanna be a real one
Tell me if it's, cause baby I'm a tinman
Since you took my heart, I've got a missing part

I've got a missing part.....

sábado, 24 de janeiro de 2009

Phantom of the Opera

O musical Fantasma da Ópera está em temporada em Los Angeles entre 21 de Janeiro e 21 de Fevereiro. Este é o show mais antigo e lucrativo da Broadway em atividade. A sua arrecadação ao longo de 20 anos ultrapassa até a arrecadação recorde do filme Titanic.
Eu assisti a apresentação no segundo dia, 22 de janeiro, com um grupo de amigos. Conseguimos ótimos ingressos no ebay.
O vídeo abaixo mostra uma das partes mais conhecidas do drama: o momento em que o fantasma leva Christine através do rio até seu esconderijo. A atriz do vídeo abaixo, Trista Moldovan, é a mesma que se apresentou no Teatro Pantages aqui em Los Angeles. O ator no entanto é diferente. Ouvir a orquestra soar o famoso "Taaaaaaaaaammmmmm... tam, tam, tam, tam, tam..." no teatro vale o ingresso.



O local original do romance é o Teatro da Ópera em Paris (foto abaixo). Eu já coloquei aqui algumas fotos que tirei de lá mas tenho outras fotos. Adiciono as duas que acho que tem mais a ver com o romance: uma foto das cabines do teatro (não sei se a famosa cabine num. 5 é uma destas) e uma foto de um lustre semelhante ao que o fantasma atira ao palco no musical.



sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Rose Bowl 2009

No ano de 2008 o time de futebol americano da USC ficou entre os primeiros colocados do ranking nacional mas ficou de fora da decisão, mais uma vez. E mais uma vez a universidade foi campeã da conferencia regional, Pac-10, e disputou o Rose Bowl no dia primeiro de janeiro. Desta vez o adversário foi Penn State, campeão da conferência Big-10.
Antes do jogo há sempre apresentação da banda da universidade e outras cerimônias tradicionais. A organização é sempre impecável e este ano sincronizaram o fim do hino nacional com o momento que um bombardeiro stealth B2 deu um rasante sobre o estádio. Alguns podem questionar se demonstração de força militar é de bom gosto ou não mas a maioria das pessoas aplaude e vibra. O melhor vídeo que consegui no youtube do hino e do rasante está abaixo. Eu procurei algum vídeo oficial da televisão que tivesse som e imagem melhor mas não encontrei, só este vídeo amador.



O time da USC, como esperado, venceu o Rose Bowl. O time da USC é um dos melhores do país enquanto Penn State e a conferência Big-10 como um todo estão em um nível mediano para muitos. Os melhores lances estão no compacto da espn:



Quando se procura por Rose Bowl 2009 no youtube, entretanto, o maior número de vídeos que aparece se refere a um lance que as TVs não gostam de mostrar por aqui. Em um lance de ataque de Penn State um jogador de defesa da USC se choca contra um jogador do time adversário e um jogador do próprio time. O choque é tão violento que ele derruba os dois. O jogador de Penn State saiu meio cambaleante mas não houve problemas posteriores, o que comprova que os equipamentos de segurança funcionam.

Locations of visitors to this page