É impossível descrever a história de Praga aqui por dois motivos simples: a história é muito grande para ser resumida em um blog e eu não conheço a história da cidade ao ponto de tentar resumi-la. Portanto apresentarei apenas alguns detalhes de lugares que visitei.
A União Soviética invadiu a Tchecoslováquia em 1968 para por um fim às reformas liberais promovidas pelo então presidente Alexander Dubcek. A foto abaixo mostra os tanques soviéticos na praça Wenceslas em Praga.
A foto abaixo mostra o lugar hoje em dia.
Enquanto visitava este ponto histórico da cidade eu vi uma homenagem a dois estudantes que se tornaram heróis da resistência à ocupação soviética. Jan Palach e Jan Zajic suicidaram nesta praça ateando fogo ao próprio corpo como protesto.
Havia uma exposição, na praça, de fotos para lembrar os 40 anos da ocupação soviética. As fotos foram tiradas em um dia que Praga amanheceu cheia de cartazes escritos a mão com protestos. Os cartazes foram queimados rapidamente mas sobreviveram graças às fotografias. A foto abaixo dá uma idéia do sentimento Tcheco naquela época. Eu copiei a tradução em inglês.
Legenda em inglês para esta foto “Motto: Remember this beatiful morning, my child.
We announce with pleasure in our hearts that on August 21, 1968 the Czechoslovak-Soviet friendship has passed away after a long and drastically treated illness.
There is no funeral for our beloved deceased as there is nothing left to put into the urn.
In the name of the mourners... Brothers and Sisters.
Don’t suffer then, rejoice! No flowers and wreaths are necessary. Amem.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário