domingo, 4 de julho de 2010

Muse

É impressionante como se faz tanta música na Inglaterra.
Eu conhecia a banda Muse por causa da música "Plug in Baby" mas amigos daqui de Southampton me incentivaram a escutar os outros discos. Gostei particularmente do "Black hole and revelations".
O site da banda (clique aqui) permite escutar todas as musicas, ver os videoclips, dvds, ... Permitem inclusive que se copie o código para anexar um dos seus discos a nossas páginas. Foi o que eu fiz. O disco é "Origin of symmetry".

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Finlandia - Tampere e Vesilahti


Mais um pouco da Finlândia...
Aproveitei a viagem para conhecer o interior. Fui para uma pequena cidade chamada Vesilahti e dormi em uma cabana na beira de um lago no meio de nada. Pela foto abaixo dá pra ver o estilo da cabana.


Não é possível visitar a Finlândia sem ir numa sauna. Não se sabe exatamente a época em que a sauna foi inventada mas o hábito é anterior ao século XVI. Ela está tão entranhada na identidade do finlandês que saunas são comuns em apartamentos (não importa o tamanho), sedes de empresas, no parlamento e, claro, em casas de verão na beira de lagos. Os que tem oportunidade tomam sauna pelo menos uma vez por semana.
Existem diferentes tipos de sauna, inclusive um tipo em que madeira é queimada dentro de uma cabana sem chaminé até esquentar o ambiente. Depois apagam o fogo, abrem a janela para ventilar a fumaça, fecham novamente e o calor remanescente no forno faz a sauna.
Normalmente as saunas são construídas em madeira como a foto abaixo.

A sauna que eu usei tinha chaminé. Existia um cômodo para a sauna e um espaço separado para o banho. O aquecimento da água do banho é feito com lenha. Na foto abaixo eu estava preparando o aquecimento da água.

O aquecimento da sauna também é feito com lenha. Existe um pequeno forno a lenha (com chaminé) que serve para esquentar um monte de pedras. Quando as pedras estão bastante quente trazemos um balde com água quente e fechamos a porta. O ambiente da sauna não está quente neste momento, apenas as pedras. Usamos uma colher gigante pra jogar água em cima das pedras e o vapor gerado que aquece o ambiente rapidamente.


Depois de uma noite na cabana eu fui para Tampere. Esta cidade é grande para os padrões da Finlândia com aproximadamente 200 mil habitantes e é conhecida como cidade universitária. A cidade em si não é muito bonita mas possui uma torre panorâmica legal. Da torre podemos ver o lago de um lado e a cidade do outro.






Locations of visitors to this page