Depois de 2 anos e meio na California, terra dos parques temáticos, finalmente decidi ignorar minha birra contra este tipo de atração e visitei a Universal Studios.
A Universal é um dos maiores studios de Hollywood e faz parte de um grande grupo, encabeçado pela General Electric (GE), que envolve a rede NBC. A empresa mantém um parque entre Los Angeles e Burbank com atrações temáticas baseadas em grandes filmes do studio. O mapa do parque pode ser visto clicando-se na figura a seguir.
O passeio começou cedo para dar tempo de visitarmos muitas atrações. Fui com uma turma de 3 brasileiros e dois americanos sendo que uma brasileira trabalha na NBC e conseguiu ingressos com desconto. Por sorte o parque estava vazio, as filas de espera eram pequenas e pudemos conhecer todas as principais atrações. Primeiro fomos na "House of Horrors" onde alguns atores fantasiados se esforçam pra nos assustar. Em seguida fomos no Jurassic Park que é um tipo de barco puxado como uma montanha russa. Neste passeio, como em muitos outros, nós somos constantemente molhados por água borrifada, ou goteiras, ou áqua que espirra quando o barco desce corredeiras. O susto final do Jurassic Park valeu pelo passeio. A terceira atração foi a "Revenge of the Mummy" que é um tipo de montanha russa em túneis cheios de projeções e efeitos especiais. Eu já não gosto de montanha russa e num trecho desta o carrinho anda para trás em alta velocidade. Ainda bem que o passeio foi rápido. A próxima atração foi "Backdraft" que é baseada em um filme sobre o corpo de bombeiros e combate ao fogo. Assistimos uns 15 minutos de filme com o depoimento do diretor e atores explicando como foram filmadas as cenas de fogo e explosões e depois entramos em um galpão. As portas se fecham e começamos a escutar sons de explosões. De repente uma grande área do galpão, isolada de onde estamos, está em chamas. As labaredas são muito bem controladas e o lugar fica bem quente apesar da pequena duração da ação. Eu tirei uma foto do centro do galpão pra dar uma idéia.
A quinta atração foi sobre filmagens de efeitos especiais - "special effects stage". Não mostram nada que a gente não tenha visto em programas na televisão sobre bastidores de filmes mas o passeio é bem organizado e bem conduzido. Fizemos uma pausa para comer cachorro-quente e depois fomos para o "Terminator 2: 3D". Esta atração também tem uma enrolação inicial de uns 20 minutos com um teatrinho e vídeos sobre a cyberdyne systems explicando como esta empresa dominaria o mundo. Depois do teatrinho entramos em uma sala de cinema grande e colocamos os óculos 3D. Segue mais um teatrinho mal feito e começa os efeitos especiais e um vídeo sobre o dia do julgamento final. Os efeitos 3D são bem feitos e muitas pessoas (inclusive eu) chegaram a desviar a cabeça em algumas cenas.
A última atração foi Shrek que dizem ser 4D que seriam os efeitos 3D vistos com o óculos 3D e mais uma dimensão que seriam sensações de acordo com o filme. Também tivemos uma enrolação de uns 15 minutos antes de entrarmos na sala do filme. Acho que esperava muito do Shrek e decepcionei. Os efeitos 3D vistos com os óculos nem se comparam com os efeitos do Exterminador do Futuro e a quarta dimensão se resume em algumas chacoalhadas das cadeiras e borrifadas de água na nossa cara quando o burro do filme espirrava (simulando a meleca do espirro).
A minha opinião final é de que o passeio é legal mas muito caro se olhar o preço normal ($64). Eu gostei já que ganhei o ingresso com desconto de funcionário. Na saída a gente ainda deu uma volta na Citywalk que é um shopping aberto em forma de calçada cheia de lojas, bares, restaurantes e cinemas. Vida de turista é boa!
sábado, 19 de janeiro de 2008
terça-feira, 1 de janeiro de 2008
Rose Bowl
A festa das rosas (tradução minha) acontece no início do ano na cidade de Pasadena que fica do lado de Los Angeles. O evento é uma parada que conta com o desfile de carros alegóricos e bandas. Eu nunca estive presente mas já vi fotos e vídeos. O evento principal pra mim é o "Rose Bowl".
A temporada regular de futebol americano universitário acaba em dezembro e decide os campeões das diversas conferências e o ranking geral dos times. Na última semana do ano e a primeira semana do ano novo acontecem os "bowls" que são jogos amistosos entre os times para encerrar o ano dos programas de futebol americano. Cada "bowl" tem uma comissão organizadora que convida os times que quiser para o jogo. Os principais "bowls" são os da BCS e um deles, previamente escolhido, define o campeão geral universitário. O "Rose bowl" é um destes principais. Este ano a USC não foi convidada para o "bowl" que vai decidir o campeão - LSU x Ohio State - mas foi convidada para o "Rose Bowl" por causa do título da conferência PAC-10. O jogo foi hoje contra Illinois. A USC igualou o recorde de pontos deste "bowl" ao vencer o jogo por 49-17. Além disto, quebrou o recorde de jardas percorridas pelo ataque, 633, e o "quarterback" quebrou o recorde de passes para "touchdown" com 7 (somando os passes do ano passado). Esta foi a terceira maior diferença de pontos em "BCS bowls". Isso dá uma idéia do domínio do jogo.
Assinar:
Postagens (Atom)